Campo de pesquisa

sábado, 19 de setembro de 2009

Bloqueio Mental?


O bloqueio mental, como o nome mesmo nos diz, é um impedimento, uma limitação no âmbito subjetivo/psíquico. É algo que nos impede de realizar alguma atividade em particular. É um mecanismo involuntário do nosso organismo ativado em momentos de possível agressão a nossa integridade, seja ela física ou moral.

Mas qual é a origem desse bloqueio? De onde ele surge? Por que ele surge?

O bloqueio é análogo ao medo no sentido de proteção/prevenção/providência, mas não são a mesma coisa. O medo é mais abrangente, contempla atividades desconhecidas pelo indivíduo, assim como as pouco experienciadas. Embora o medo exerça, teoricamente, o mesmo papel que o bloqueio mental, não devemos confundi-los. O bloqueio mental é restrito às atividades de poucoa experiência, aquelas que já tivemos o primeiro contato mas que não a desenvolvemos.

Deixando a impessoalidade um pouco de lado, serei bem franco e falarei de acordo com o que acredito:

Não acredito em bloqueio mental.
Penso que o bloqueio nada mais é que uma criação ilusória de quem se propõe a alguma atividade, atendo-se as possíveis falhas que podem vir a ocorrer por conta da falta de experiência e/ou falta de confiança em suas atribuições.
O não-crer na possibilidade de acerto gera uma insegurança enorme. Essa insegurança, por sua vez, é transferida aos movimentos, sejam eles verbais, mecânicos, gramaticais, etc, aumentando assim a possibilidade de erro e potencializando, de maneira crítica, a ação do medo.
Não há o que pensar. Ou você consegue ou não consegue. Seu corpo, intuitivamente, saber responder a essa pergunta, e sabe, instintivamente, agir em prol do desenvolvimento eficaz daquela atividade.

Devemos nos ater ao que realmente importa e não as possíveis ocorrências. Devemos nos segurar não na atividade em si, mas nas ferramentas que possibilitam a conclusão correta daquela atividade.

Uma pessoa que escala a 20 anos não é boa porque escala a 20 anos, mas porque tem confiança na ponta de seus dedos e sabe o suficiente sobre si para dizer até onde a energia de seu corpo e a força que consegue empregar pode leva-la.

Nossos corpos são conjuntos de ferramentas que possibilitam inúmeras formas de expressão. Nosso dever é nos conhecer o suficiente para confiar nessas ferramentas. Acreditar em sua capacidade através do conhecimento experienciado é saber, no íntimo, suas possibilidades e impossibilidades.

6 comentários:

  1. "O medo é mais abrangente, contempla atividades desconhecidas pelo individuo, assim como as pouco experienciadas".

    Não concordo com isso. Boa parcela do medo que sinto é justamente por saber o que me aguarda ou por já ter passado por situação semelhante a aquela em um deterinado momento.

    Mas gostei muito do resto do texto. É bem na linda de pensamento que guio minha relação treino/medo/bloqueios.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. O fato de não acreditar no bloqueio mental não faz com que ele não exista.
    Mas é uma boa forma de afastá-lo de você.
    Infelizmente, muitos precisam aprender a não acreditar também. Este texto pode ser um bom aliado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que as pessoas tem que aprender a não acreditar nele, mas sim entender que ele é criado pela própria pessoa, e que a qualquer momento ela mesmo pode acabar com ele, não por ele ser somente ilusório, mas sim pela causa do bloqueio ser a própria pessoa!!!!

      Excluir
  3. OS FLORAIS DE BACH AJUDAM MUITO NESTAS SITUAÇÕES ONDE A MENTE PARECE ESTAR BLOQUEADA PELO MEDO.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao bloqueio mental,pode estar no interior da pessoa,vejamos eu sempre fui um aluno exemplar e nunca tive medo de me pronunciar ao publico,mas mudei me para uma cidade vizinha onde conheci novas pessoas,ambientes e universidade..inicialmente minhas notas eram boas.mas agora nao consigo pronunciar me bem.e ao fazer provas escritas fico limitado na minha forma ou jeito de raciocinio cientifico

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao bloqueio mental,pode estar no interior da pessoa,vejamos eu sempre fui um aluno exemplar e nunca tive medo de me pronunciar ao publico,mas mudei me para uma cidade vizinha onde conheci novas pessoas,ambientes e universidade..inicialmente minhas notas eram boas.mas agora nao consigo pronunciar me bem.e ao fazer provas escritas fico limitado na minha forma ou jeito de raciocinio cientifico

    ResponderExcluir